Mato Grosso inicia domingo vacinação contra febre aftosa

Publicado em 29/04/2016 - 19:57 Por Maíra Heinen - Brasília

Começa neste domingo, no Mato Grosso, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Esta fase termina no dia 31 de maio.

 

A intenção é imunizar 12 milhões de cabeças. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira, no município de Santo Antônio de Leverger.


O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das propriedades do baixo Pantanal, que pela dificuldade no manejo dos animais no período de cheia tem a prerrogativa de realizar a vacinação no mês de novembro ou quando houver saída de animais da propriedade.


O Mato Grosso é reconhecido há 20 anos como área livre da febre aftosa. O estado possui o maior rebanho bovino comercial do país, com mais de 29 milhões de cabeças. A comunicação da vacinação precisa ser feita até 10 de junho, nos escritórios do Indea -  Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.

 

O produtor que atrasar a comunicação não pode emitir Guia de Trânsito Animal por um período mínimo de 30 dias. Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha pagará multa de 2,25 em Unidade Padrão de Fiscal, por cabeça de gado não vacinado.



Oitocentas propriedades localizadas na fronteira seca entre Brasil e Bolívia, nos municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, terão o acompanhamento de 22 equipes do Indea.

 

Um rebanho de 200 mil cabeças terá acompanhamento vacinal pelos técnicos do serviço de defesa sanitária estadual. A área é considerada de maior vulnerabilidade.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo