Passadas as festas é hora de pensar nas contas a pagar

Publicado em 11/02/2016 - 07:25 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Passadas as festas, as férias e a empolgação de fim de ano é hora de pensar em assunto sério: contas.


É que os primeiros meses do ano são sempre assim: IPTU, IPVA, matrícula na escola, material escolar e, mais para frente, em março e abril, o temido Imposto de Renda.


Para completar, as despesas com cartão de crédito e os gastos com Natal e Ano-Novo que chegam nas faturas de agora.


Especialistas explicam que planejamento é o grande segredo para não entrar no buraco negro das dívidas. Mas, quem não se programou e não fez uma poupança, não precisa entrar em pânico.


O consultor financeiro Fábio Yamamoto diz que negociar um empréstimo no banco, com taxas menores para pagar as dívidas, pode ser uma saída desde que com parcimônia.


O principal é fugir do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial.


Mas é preciso colocar tudo na ponta do lápis para saber se esse empréstimo vai caber no orçamento.


Os chamados gastos supérfluos também são responsáveis por aumentar as dívidas. Nesse caso, o consultor financeiro recomenda prudência.


Segundo o consultor é preciso, também, pensar em 2017. Já se programar agora para as contas que vão vencer no início do próximo ano. Só assim é possível colocar as contas em dia sem passar sufoco.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo